Na última quinta (03), em Gravataí, aconteceu o Seminário Multiplicadores Regionais e Organização de Movimentos, organizado pelo Instituto Friedrich Naumann para a Liberdade, que representa, no Brasil, desde 1992, a “Friedrich-Naumann-Stiftung für die Freiheit”, que trabalha pelo fomento e difusão das idéias liberais em diferentes setores da sociedade.
O mediador do seminário foi Henrique Sartori, vice-presidente nacional da Juventude Democratas, que também ministrou a palestra “O que é ser Liberal? Por que o liberalismo?”. Destaca-se sua afirmação que “o Estado, que recolhe excessivos impostos, precisa mudar para um regime de tributos simples e transparente, pois o dinheiro ganho a duras penas é melhor cuidado quando fica no bolso do cidadão”.
O deputado estadual Francisco Pinho (DEM), comportando-se como um bom anfitrião, ao receber os convidados em Gravataí, deu as boas vindas a todos os participantes, que vieram de municípios da região metropolitana e litoral gaúcho. O parlamentar também recebeu o deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM), que fez uma breve apresentação a todos, sobre o momento político atual e a necessidade de mudanças, especialmente, na área tributária.
O encontro, além dos temas de interesse dos participantes, oportunizou o relacionamento interpessoal, principalmente nos intervalos do almoço e do coffee break. Ao final da tarde, saíram todos com a certeza de terem aprendido mais sobre o liberalismo, sobre o momento brasileiro e sobre a política, que está presente no dia a dia do homem, mesmo que ele não a perceba. Parabéns aos organizadores.