quinta-feira, 24 de junho de 2010

Evite acidentes e viva São João

Hoje é dia 24, dia de São João, o que nos remete às tradicionais e sempre alegres festas juninas. Santo Antônio (13), São João (24) e São Pedro (29) são os santos a quem se oferecem as festas, sempre com muita música, comidas típicas, fogueiras, fogos e brincadeiras.
No entanto, para que sua festa se transforme numa bela recordação, é preciso que se tomem alguns cuidados de extrema importância, com o objetivo de evitar acidentes desagradáveis e doloridos.
Ninguém nega o belo efeito dos fogos de artifício. Mas eles são os grandes vilões das festas juninas, se não forem observados cuidados fundamentais. Segundo dados da Associação Brasileira de Cirurgia das Mãos (ABCM), uma em cada dez pessoas, que mexe com fogos de artifício, tem membros amputados, principalmente os dedos. Além de provocar queimaduras de segundo e terceiro grau, quando explodem, os fogos podem causar mutilações, lesões nos olhos e até surdez.
Por isso, preste bem atenção nestas dicas, ao comprar fogos de artifício:

- Verifique a embalagem. Ela deve estar seca, sem sinal de umidade;
- Veja a data de validade. Quanto mais velho, maior o risco de estar estragado;
- Leia com atenção as instruções da embalagem;
- Só lance os fogos a uma distância mínima de 20m do público e longe de cabos de energia elétrica, marquises e linhas de alta tensão;
- Se não acontecer a detonação, não reutilize de forma alguma;
- O uso de bombinhas, que podem ser vendidas a menores, deve ter supervisão dos pais;
- Menores NÃO PODEM comprar fogos de artifício.

Pois bem, agora que você já sabe como se proteger de acidentes com fogos, preste atenção na alimentação oferecida nas festas. Evite infecções intestinais ou intoxicações provocadas por bactérias que estão nos alimentos estragados. Por isso, veja bem como são as condições de higiene e limpeza do lugar onde foram preparados, como eles estão armazenados e os prazos de validade. Não custa nada dar uma olhada na vestimenta de quem está oferecendo ou vendendo as guloseimas típicas das festas juninas.
E não esqueça: quentão, normalmente, é preparado com álcool. Se beber, não dirija.
Agora que você já decidiu se cuidar, boas festas!