quarta-feira, 14 de abril de 2010

Incentivo à Doação de Sangue é objeto de PL de autoria de Francisco Pinho

   A doação de sangue ainda está aquém das necessidades dos hospitais, clínicas e postos de saúde. Com o objetivo de estimular a doação de sangue, o deputado estadual Francisco Pinho (DEM) protocolou o Projeto de Lei nº 05/2010, que institui a Semana Estadual da Doação de Sangue. 
   Pinho diz que “é compromisso do Poder Público garantir o bem estar e as condições ideais para o desenvolvimento integral da sociedade”, e esclarece que o doador necessita ter entre 18 e 65 anos, além de estar em boas condições de saúde, dentre outros pré-requisitos. É importante que o doador não seja integrante de grupos de risco, como HIV, hepatite B e C, usuários de drogas injetáveis e múltiplos parceiros sexuais.
   O projeto pretende incentivar a sociedade a participar, voluntariamente, com saúde, para a saúde. “Infelizmente, ainda há pessoas que só percebem a importância da doação de sangue quando algum parente ou amigo necessita que alguém doe para tratar de algum problema de saúde, esquecendo que, diariamente, muitos óbitos acontecem por falta de doadores”, lamenta Pinho.
   Este foi o primeiro projeto protocolado pelo parlamentar, que já soma três em pouco mais de três meses de mandato.